Educação financeira nas férias

É, meus amigos, mal começou e já tem muitos pais passando aperto nesses dias de férias. Não é fácil entreter crianças e adolescentes e ao mesmo tempo preservar o bolso. Sem contar que tem muita gente que não se prepara para os gastos nesse período. São muitas as opções, mas nem todas custam caro, acredite! É possível aproveitar as férias de forma saudável, gastando pouco e ainda fazer desse tempo, um momento de aprendizado para seus filhos.

#FicaDica:

  • Compartilhe o orçamento das férias com seu filho. Mostre pra ele quanto vocês dispõem para gastar nesse período. Use exemplos práticos, dentro da realidade dele, de forma que ele entenda que para fazer uma coisa, talvez tenha que abrir mão de outra.
  • Talvez essa seja a hora de usar uma parte, ainda que pequena, da mesada dele. Crianças precisam entender o valor das coisas e dar valor ao dinheiro. Fazer com que eles gastem/invistam em algo que queiram fazer, é uma forma de valorizar e entender sobre grana… como é difícil ganhar e fácil gastar.
  • Pesquise sobre a agenda cultural da sua cidade. Existem várias formas de se divertir gratuitamente. Praças e parques é um ótimo exemplo.
  • Resgate brincadeiras antigas.  Além de ser uma excelente forma de interação entre pais e filhos, você aproveita para se divertir, relembrando sua infância e ensinando valores daquele tempo para seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.