Você está preparado para montar seu próprio negócio?

PostsFacebooDiogo_Semana1_05-2016_01-8

Já falamos aqui que você pode fazer da crise uma oportunidade, não é? Existem várias pessoas buscando alternativas para superar o desemprego e a falta de dinheiro. Montar o próprio negócio pode ser uma das estratégias. Mas será que você está realmente preparado?

É indiscutível que novas empresas são fundamentais para a economia, para aumentar a renda das famílias e melhorar os índices de emprego. Empreender é o sonho de muita gente. É uma decisão que para ser tomada exige coragem, mas acima de tudo, planejamento.

Por isso, quero te levar a refletir sobre alguns pontos antes de você decidir qualquer coisa em relação ao seu próprio negócio e minimizar os riscos (principalmente financeiros):

– Além do dinheiro a ser investido, especialistas afirmam ser necessário ter poupado uma quantia suficiente para viver pelo menos os próximos 12 meses sem gerar renda. Você precisa considerar que neste tempo, surgirão gastos imprevistos, investimentos em divulgação (propagandas), dentre vários outros.

– Comece a reduzir suas despesas! Mesmo com dinheiro guardado, você precisa se adaptar ao novo estilo de vida. Empreender, na maioria dos casos, não te dá retorno financeiro imediato. Pode ser que seu dinheiro acabe antes mesmo de você conseguir um retorno do que foi investido no negócio. Então, reduza ao máximo tudo que você puder.

– Se qualifique! Hoje, só dá certo quem está preparado para enfrentar a competitividade. Invista em cursos, treinamentos. Não entre em um negócio sem dominar 100% dele. É muito grande o número de empresas criadas no Brasil, mas se compararmos ao número das que sobrevivem ao primeiro ano de vida, é irrisório. Nesse caso, dinheiro para investir não é tudo. Você precisa adquirir conhecimento.

– Outro ponto importante e que parece óbvio, mas precisa ser considerado é: invista em qualidade. Em tempos de crise (e mesmo em tempos de abundância), o consumidor procura gastar pouco e consumir com qualidade.

– E se prepare para trabalhar muito. Além do dinheiro, você vai precisar administrar muito bem o seu tempo. É mito essa história de que o “dono” tem sempre “vida mansa”. Se você quiser fazer seu negócio dar certo, você vai precisar trabalhar MUITO! Perder horas de sono, perder alguns momentos em família e por aí vai. Você precisa estar consciente disso.

Essas são as principais dicas. De maneira alguma quero te desanimar. Quero te levar a refletir e analisar muito bem antes de você investir em qualquer negócio. Se você se sente preparado, comece com os pés no chão e saiba onde você quer chegar.

Por último, quando fizer o planejamento do Negócio, considere se aplicasse a quantia a ser investida na empresa em uma aplicação do Tesouro Direto por exemplo, que te renda em média 15% ao ano.

No mais, se precisar de ajuda, conte comigo para organizar suas finanças e ter sucesso nos negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.