Você confia no gerente do seu banco?

Sabe aquele corretor de imóveis que acha o imóvel “ideal” pra você? É muito parecido com seu gerente.

A pedido da seguidora @marques_iva, que mandou sua pergunta pelo Instagram, vamos falar um pouco sobre isto! (Mande a sua dúvida também!)

A grande maioria dos gerentes de bancos são pessoas do bem. Mas, assim como os corretores de imóveis, eles têm metas e precisam persegui-las a todos custo para aumentarem seus bônus. Pra mim, isto é legal, mas não é justo. Isto porque muitas pessoas, como a própria seguidora comentou, aceitam a sugestão do gerente que fará “bem” pro cliente mas fará melhor ainda para o próprio gerente. Ou seja, o cliente poderia ganhar muito mais!

Por exemplo, títulos de capitalização: são bons, a pessoa pode até ganhar um extra – tendo sorte, mas rendimento que é bom e é mensurável, muito baixo!

Tesouro Direto, por que os gerentes não oferecem? Porque eles não ganham nada com isso, quem ganha é você! (Se quiser saber mais sobre este investimento, veja 6 posts pra trás, “onde investir meu $?”) CDB, LCI e LCA são ótimos investimentos. Além de seguros, são uns dos mais rentáveis no momento e estes os gerentes oferecem. Tá vendo?! Eles também nos ajudam a ganhar mais dinheiro! O problema é que nem todos explicam as partes negativas deste tipo de investimento, como por exemplo o tempo a ficar com o $ investido. No caso de uma LCI ou LCA você não consegue sacar qualquer dia, tem períodos mínimos como alguns bancos que têm saque a partir de 2 meses… Ou no caso do CDB, que por ter imposto de renda, só é mais rentável que a poupança se ficar mais de 6 meses com o valor investido, porque a alíquota vai diminuindo a cada 6 meses.

Por isso eu insisto na educação financeira! Leia, estude e tire suas dúvidas aqui comigo também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.