Título de capitalização: uma boa ou não?

PostsFacebooDiogo_Semana2_04-2016_01-3

Sendo direto e objetivo, a resposta é não! Mas você deve estar se perguntando, se a resposta é não,  por que mais de 15,9 milhões de pessoas tinham títulos de capitalização ao final do ano passado?

Os títulos estão entre os produtos mais oferecidos, 10 entre cada 10 gerentes de banco propõem a seus correntistas. É característico do brasileiro gostar de sorteio e a possibilidade de receber os bônus em dinheiro chamam a atenção. Pessoas com perfil de apostador ou que simplesmente desconhecem as principais regras de funcionamento do produto acabam comprando.

O título de capitalização é uma economia programada de prazo definido, com pagamento único, em parcelas mensais ou periódicas. Durante a vigência do título, o consumidor tem direito de participar de sorteios e, no fim do prazo, resgatar parte ou a totalidade do dinheiro guardado.  Você não pode atrasar o pagamento, estando sujeito a multa e a suspensão ficando sem direito a participar dos sorteios caso não esteja com o pagamento em dia.

De forma clara, os motivos para não ser considerada uma boa opção são:

– Retorno ruim ou baixa remuneração. No quesito retorno, ele perde, inclusive, para aplicações convencionais como a poupança. A incidência de impostos varia entre 20% e 30% sobre os rendimentos na hora do resgate. Ainda que o título garanta a devolução do valor investido, apenas o valor destinado à cota de capitalização é remunerado, e não acompanha a inflação.

– Título de capitalização não é nem um ativo, nem uma linha de investimento, ele funciona mais como um seguro com direito à premiação, mas é preciso considerar que de tudo que você deposita só uma parte vai para a capitalização. Sem contar que as chances de ser sorteado são remotas.

– Falta de liquidez. Muitos descontos são aplicados à liquidação antecipada e nem todo título pode ser resgatado antes do prazo final. Você pode sair com menos recursos do que entrou e até pagar multa caso decida antecipar o resgate, em alguns casos.

Eu não recomendo, mas se ainda assim você quiser testar essa modalidade, pesquise e se informe bem antes de comprar um título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.