Quero poupar, mas… por onde começar?

PostsFacebooDiogo_Semana2_07-2016_01-4

 

Uma das melhores formas de ampliar nossa renda é através dos investimentos. Quem não quer ficar rico, não é? “Fazer” dinheiro por meio de investimentos, ao contrário do que muitos pensam, não é tão complicado assim. E você não precisa ter muito para começar. O que você vai precisar é de paciência e tempo para entender como o mercado funciona e qual é o seu perfil enquanto investidor. Para não fugir a regra, tudo passa pelo planejamento. Ninguém se transforma em um investidor bem sucedido da noite para o dia.

Todos os dias recebo emails com a pergunta, por onde eu começo??? Então, se eu tivesse que criar uma “regra” para te ajudar a clarear melhor essa forma inicial, seria:

Até 500 reais aplique na poupança

De 500 a mil reais no CDB

A partir de mil reais – Tesouro Direto

E aí volta a estaca zero.  Lembrando que essa ordem é para pessoas que conseguem poupar pouco por mês, sem pretensão de tirar o dinheiro. Investir a médio/longo prazos mesmo.

Uma outra opção seria:

A partir de 100 reais no Tesouro Direto, sendo necessariamente o título indexado à taxa SELIC.

De 1.000 reais em diante no Tesouro Direto, podendo ser o título pós-fixado (médio prazo) ou o título pré-fixado (longo prazo).

Não existe uma receita de bolo. Se tivesse, todo mundo estaria ganhando muito dinheiro por aí. Fica até difícil falar para vocês por onde começar exatamente. Afinal, cada um tem um perfil e uma necessidade. Mas desta forma que expliquei acima, consigo ajudar a quem quer começar de qualquer forma, mesmo conseguindo poupar pouco por mês.

Se você estiver começando aos poucos, comece sem prazo de validade. Entenda que esse será um dinheiro a ser investido a médio/longo prazos.

Uma ótima opção, por exemplo, que não citei acima, e é oferecida pelos bancos, é o LCI ou LCA, mas para ter vantagem neste investimento é necessário um mínimo de 30 mil reais para começar e apesar de ser um investimento de curto prazo (carência de 3 a 6 meses na maioria dos bancos) durante este tempo você não consegue resgatar sua aplicação.

Com o tempo, você vai conseguir enxergar melhor qual é seu perfil para então montar, executar e gerenciar seu plano de investimento. Estude, leia, interaja comigo através das minhas redes sociais, vamos juntos melhorar a qualidade da nossa vida financeira.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.