O que o planejamento financeiro tem a ver com minha carreira profissional?

img_1206

Tudo. Quando entendemos nossa vida como algo por inteiro e não dividida em partes como: pessoal, profissional, emocional e por aí vai, fica mais fácil gerir tudo de uma forma geral. Quando a gente bate o dedinho do pé, o corpo todo sente de alguma forma, não é? Quando você não está bem emocionalmente, reflete na sua produtividade e até mesmo na sua condição física, estou mentindo? Da mesma maneira, sua vida financeira está cem por cento relacionada à vida profissional.

Quando você tem um planejamento financeiro bem estruturado, fica fácil organizar as diretrizes que você quer dar para sua carreira. Você começa a administrar melhor suas receitas e identifica quanto precisa para cobrir as despesas e fazer investimentos. Em consequência, você consegue estabelecer tempo para pedir uma promoção ou buscar novas oportunidades no mercado, por exemplo, caso seu momento profissional não esteja compatível com suas expectativas financeiras. Uma coisa puxa a outra, entende?

Não estou falando que todo mundo tem que trocar de emprego, não é isso. Mas quero dizer como a maioria das pessoas tem a receita maior por parte do que ganha profissionalmente, quando você planeja, você consegue entender exatamente em que ponto financeiro você se encontra naquele exato momento, projeta aonde você quer chegar e consegue alinhar isso à sua carreira, buscando ser promovido e alavancando suas entradas financeiras.

Um outro exemplo é a sua produtividade, trabalhar sem dívidas, sem nome sujo e com um mínimo de planejamento financeiro, sem dúvida te deixa muito mais motivado e consequentemente mais produtivo, bom para você, bom para a empresa que você trabalha.

Não dá pra separar as duas coisas. Quando você está focado em uma, consequentemente você verá os reflexos na outra.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.