Não faça economia porca!

postsfaceboodiogo_semana2_09-2016_01-3

Economizar, principalmente em tempos de crise, é fundamental! Mas já parou pra pensar que nem toda economia vale a pena? Quem já tentou aproveitar uma promoção e acabou comprando algo que não servia e perdeu dinheiro, sabe o que eu estou falando. Tem gente que abriu mão de pagar o seguro do carro e acabou batendo no mesmo dia e pagando caro por isso. Esse tipo de situação é mais comum do que a gente imagina. A verdade é que toda compra, seja de produtos ou serviços, tem suas vantagens e desvantagens, por isso você precisa colocar na balança e ver que nem sempre só a questão do valor investido é que conta. Em alguns casos, o barato pode sair muito caro.

Algumas escolhas que parecem ser simples podem gerar um prejuízo absurdo para seu bolso. Fique atento!

– Comprar produtos alimentícios que estão em promoção sem antes conferir o prazo de validade é perder dinheiro, caso você não consiga consumi-lo a tempo.

– Investir em produtos sem qualidade, com pouca durabilidade, dependendo da funcionalidade desse produto, é bobeira. Você pode investir em algo que dure mais e que o valor seja um pouco acima em relação ao outro. Por exemplo, um às vezes você compra um óculos de sol sem proteção e acaba tendo um problema de vista que te dá muito mais despesas do que se tivesse comprado um mais caro, porém com a proteção devida.

– Comprar produtos em sites de compras coletivas por estar em promoção, mas sem a certeza de que você terá tempo para usufruir daquilo. Tem sempre muita coisa disponível de forma tentadora como jantares, diárias em pousadas, tratamentos estéticos, mas muitos só descobrem que os serviços só valem durante a semana e você não vai poder porque trabalha, por exemplo. Comprou o voucher e jogou dinheiro no lixo.

– Comprar roupas de tamanhos diferentes para ajustar depois porque vai emagrecer, por exemplo, ou porque vale a pena pagar uma costureira para arrumar alguma coisa: não vale a pena na maioria nas vezes.

– Fechar pacotes anuais, principalmente de academias, pode ser uma excelente opção para quem realmente está disposto a fazer o uso dos serviços oferecidos. Mas eu conheço muita gente que fecha um pacote anual e só vai três meses na academia e olhe lá. Ou seja, você jogou um investimento fora ou grande parte dele.

Eu poderia dar mais “milhões” de exemplos aqui, mas a ideia é te fazer apenas refletir sobre qual o valor você dá ao dinheiro. Ele não pode ser um número final quando você fecha uma compra, ele precisa ser colocado em seu orçamento respeitando suas necessidades e seus investimentos. Cuide da sua grana!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.