IPTU, IPVA, Material Escolar… Se prepare para as contas de início de ano

Final e início de ano é, geralmente, um período mais complicado para o nosso bolso. Além de gastarmos muito no final do ano com festas de natal, confraternizações, etc., começamos o ano tendo que arcar com despesas caras e ainda tem os que exageram nas férias. Enfim, para você não ficar atolado nos compromissos financeiros logo no início do ano, não tem outra opção senão se planejar. Se você ainda não parou para pensar nisso, eu sugiro que você pare nesse minuto, pegue papel e caneta e comece suas anotações. O tempo já se esgotou. Você precisa chegar em janeiro sabendo exatamente o que tem de gasto “extra” e o que vai precisar sacrificar para arcar com essas demandas. Aproveite o 13º, bonificações de férias, Participação sobre o Lucro e use esse dinheiro para pagar essas contas. Quanto mais dinheiro em cash você tiver nessa época, mais fácil será para negociar e conseguir descontos. Não saia fazendo loucuras. Coloque a mão na consciência, não gaste nem um real a mais esse ano e se preocupe com o que está por vir.

Lembre-se que, com a queda da taxa Selic, qualquer desconto pode ser um dinheirão. Em SP e em BH, por exemplo, com os descontos que tem para pagar à vista IPTU e IPVA, não há aplicação financeira em renda fixa que valha mais, se programe então para pagar à vista.

Se você se planejou com antecedência, certamente sua situação está mais tranquila agora. Aproveite para já pensar no Carnaval, da pra investir em você e em sua família nas férias e curtir os benefícios de ter um planejamento financeiro equilibrado durante todo o ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.