Homens X Mulheres. Quem gasta mais?

postsfaceboodiogo_semana1_11-2016_01-3

Apesar de contrariar o senso comum, a resposta é: os homens. Sim, nós gastamos mais do que as mulheres. Uma pesquisa feita este ano pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) comprovou que homens tendem a gastar 12% a mais em compras no supermercado. Em shopping, por exemplo, gastamos 24% a mais, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).  Nas compras pela internet, um levantamento feito pelo E-bit (site que mede satisfação de compras online), os gastos chegam a ser 30% a mais para os homens.

Aposto que a maioria achou que a resposta seria contrária. Não é? As justificativas são muitas. Tem que diga que homens gastam mais porque investem em produtos mais caros, como tecnologia, por exemplo. Outra justificativa é que enquanto as mulheres passam horas analisando preços no supermercado, os homens são mais práticos e pegam o produto que precisam, sem necessariamente se preocupar com o valor.

Eu concordo que em linhas gerais, as mulheres compram mais. Mulher, geralmente, compra uma “lembrancinha” pro filho, pro marido, coisas para a casa e por aí vai. Homens, em geral, não têm dificuldade em pagar caro por um bom jantar em um bom restaurante, investem em carros, em aparelhos de alta tecnologia.

No final das contas, a moral da história é que independente dos motivos que nos levam a gastar, precisamos de equilíbrio. Seja homem ou mulher, fazer orçamentos, saber negociar e não se deixar levar por impulsos e promoções é fundamental para nossa vida financeira #ficadica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.