Ganhar muito hoje, não garante seu futuro!

Já parou pra pensar com quanto dinheiro você vai ter para viver no futuro? De que adianta ganhar muito hoje e não sobrar nada para amanhã? E de que adianta também ganhar muito hoje, ser “pão duro” e deixar tudo pra amanhã, se você não sabe como será o futuro? Então, é sobre equilíbrio e sobre viver bem hoje e amanhã que eu queria falar com vocês.

Geralmente, quem ganha muita grana hoje tende a não pensar em como manter “seu alto padrão de vida” no futuro. A verdade é que uma hora você vai parar de produzir dinheiro e o que te restará vai ser o que você estiver poupado (afinal, ninguém aqui conta mais com a aposentadoria do INSS, né?).

Sendo assim, o que recomendo aos “ricos do presente”, é que planejem sua vida financeira para viverem a vida toda num ótimo padrão de vida. Tenho visto ao longo da minha experiência o quão árduo é reduzir padrão de vida. Pensa comigo naquelas pessoas cuja carreira é mais curta, como os atletas, ou mesmo os profissionais liberais que, enquanto têm garra e saúde, geram muita riqueza, mas o que acontece depois? Muitos, por falta de planejamento, reduzem seus padrões de vida e o pior, reduzem por necessidade e não por entendimento (não preciso discorrer aqui sobre o sofrimento e peleja que estas pessoas passam).

Dica: considere a renda que você tem hoje, projete-a para os anos que você ainda acha que consegue gerá-la (ex: hoje você ganha 50mil/mês e acredita que consegue esse mesmo dinheiro nos próximos 5 anos) e com essa média, você consegue ter uma noção de quanto você terá produzido daqui a 5 anos (considerando nosso exemplo). Sendo assim, você consegue aplicar o valor necessário para viver de renda, quando você parar de ganhar essa mesma receita. Ou seja, você equilibra a média entre o que ganha, investindo no futuro para viver com a mesma média de dinheiro por toda a vida, mesmo quando parar de “fazer” dinheiro com seu trabalho.

Eu, no seu lugar, escolheria viver hoje com o mesmo padrão que você pode ter no futuro. É muito melhor ter um excelente padrão por toda a vida do que só ser rico hoje e ter que abrir mão de muita coisa no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.