Em 2018, saia do vermelho!

Pra início de conversa: você não vai mudar seu cenário financeiro se continuar agindo da mesma forma. Isso é fato! Se você começar o ano com a mesma postura, dificilmente conseguirá mudar ao longo da caminhada. É igual atividade física, há quem diga que começa por obrigação e depois vira prazer. O primeiro passo é mudar sua mente, mudar a forma como você encara o dinheiro. Você precisa falar sobre, conversar sobre sua situação financeira com quem divide as finanças com você (seja esposa(o), filhos), precisa colocar no papel quanto ganha e qual a previsão de gastos para o mês (regra básica do planejamento) e precisa escolher pagar suas dívidas. Só assim você vai fazer seu dinheiro render para depois colher os frutos disso.

Priorize as dívidas mais “caras”. Se não der para pagar tudo, foque naquela que tem um valor mais alto de juros. Às vezes, vale a pena trocar a dívida, ou seja, fazer um outro empréstimo com juros menores do que a dívida em questão. E renegocie! Seja telefone, internet, o que for, ligue, peça descontos, altere planos se for necessário, esteja disposto a se reajustar – utilize a internet a seu favor

Comece o ano criando o hábito de poupar. Ainda que uma quantia bem pequena. Mas estabeleça seus objetivos para 2018 e poupe! Não deixe para quando tiver dinheiro “sobrando”. Comece agora! Eu te garanto que você pode e deve ter um 2018 bem melhor.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.