É possível viajar em tempos de crise?

PostsFacebooDiogo_Semana2_03-2016_01-3

As férias de julho já estão aí e muita gente se questiona se é ou não possível/viável fazer uma viagem. Minha resposta, por mais clichê que pareça é, se tiver planejamento: sim! É possível viajar em qualquer época do ano, independente do salário que você ganha, do valor de cotação do dólar, de quantas pessoas tem na sua família, é possível sim. Mas claro que tudo passa pelo PLANEJAMENTO.

Sim, planejar uma viagem vai além do financeiro, envolve detalhes que podem te ajudar a encontrar as melhores oportunidades para aproveitar ao máximo e economizar ao máximo também.

Eu recomendo sempre que uma pessoa pretende viajar, pague tudo antes. Não volte com dívidas. Geralmente, as pessoas viajam em período de férias e se esquecem que no mês seguinte você não vai receber um salário inteiro. Você precisa reservar uma parte para pagar as contas. Você tira férias, as contas, não! Caso você vá dividir a passagem área, termine de pagar as parcelas antes mesmo de embarcar. Separe o dinheiro que você vai usar durante a viagem com passeios, alimentação, compras e separe também uma quantia para imprevistos.

Como fazer isso? O primeiro passo é definir um limite de gastos e então comece a poupar para viajar. Se você ainda não tem minha planilha, baixe gratuitamente aqui no site. Ela irá te ajudar a se organizar melhor. Mas a lógica é simples, em vez de você gastar tudo que pode e não pode e pagar na volta, você se organiza como se já tivesse gastado e guarda esse dinheiro. Com ele em mãos, você terá até mais facilidade para negociar valores em casos de compras, como já falamos aqui outras vezes.

Pra quem vai para o exterior, comece a comprar dólar ou outra moeda mensalmente. Assim, você consegue comprar na média, driblando os meses que ele está mais alto e compensando nos meses que está mais baixo. Essa é sempre a melhor opção.

Além do financeiro, separe um tempo para planejar o roteiro da viagem, isso é fundamental! Você precisa ter noção do que quer fazer para saber quanto irá gastar. Planejar é isso, é prever uma despesa. Assim, você reduz as chances de gastar além da conta. Pesquise sobre o local para onde você está indo, dicas de passeios interessantes, coloque tudo num papel e veja se cabe ou não dentro do seu orçamento.

Não adianta você ter uma ótima viagem e viver atolado depois que ela acabar. Curta suas férias em paz com a segurança de que você está fazendo tudo o que pode arcar. No mais, boa viagem!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.