Dúvida: É seguro investir em outras opções além da Poupança?

Como recebo muitos emails com dúvidas em comum, posto alguns deles com a resposta porque talvez esse seja também o seu caso. Vamos lá:

Sem título

 

Sim, são seguras. Primeiro, porque tesouro direto são títulos emitidos pelo próprio governo, mesmo em crise, os bancos teriam problemas maiores bem antes do governo.

Segundo, com exceção do tesouro, estas outras aplicações, bem como a poupança, têm garantia pelo Fundo Garantidor de Créditos, de até R$250 mil por CPF.

A poupança é a aplicação “menos segura” atualmente, porque apesar de você ter seu dinheiro de volta, a correção dela é menor que a da inflação, o que significa que dinheiro na poupança hoje é perder dinheiro.

Se você puder deixar pelos prazos que o LCA e LCI exigem, e não precisar mesmo resgatar (porque não tem jeito), está será a melhor aplicação.

Curto prazo seria uma aplicação em LCI/LCA de 3 meses a 1 ano.

Médio prazo seria neste mesmo investimento, mas por 3 anos por exemplo, no qual, os juros são ainda maiores.

Você não perderá com o título do Tesouro vinculado à taxa Selic, mas só vale a pena você comprar esta, especificamente, caso você ache que este patamar irá se manter ou mesmo ainda aumentar. Eu acredito que não possa cair muito, principalmente se falarmos nos próximos 12 meses.

De uma olhada também nos títulos de renda pré-fixada, que podem ser outra boa opção, já que ele cobre qualquer patamar de inflação e ainda te paga um valor de juros bem razoável.

Fique sempre atento ao meu site e redes sociais. Todos os dias posto dúvidas e dicas que podem te ajudar financeiramente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.