Diferença entre CPF Restrito na Serasa e SPC

img_1264

Quem tem o nome “limpo”, tem medo de acabar “sujando”. E quem está com o nome “sujo”, não vê a hora de “limpá-lo”.

Você sabia que é possível estar com o nome na SERASA e não estar no SPC? A Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são empresas que registram informações pessoais, como nome e CPF, endereço, além de outros dados como dívidas atrasadas, cheques protestados, cheques roubados, etc. Ou seja, as duas têm a mesma função, apesar de terem algumas diferenças, mas o objetivo central é o mesmo: informar quem está com o nome sujo para dar mais segurança as lojas e bancos quando essas vendem a prazo, emprestam dinheiro ou fazem financiamentos.

A diferença é que a Serasa recebe a maior parte das informações sobre quem tem dívida em bancos, enquanto o SPC tem mais acesso aos dados de consumidores que devem no comércio. Ou seja, a diferença está relacionada à criação e aos tipos de consulta do CPF. Desta forma, podem existir informações que constam em uma base de dados e não estão na outra e vice-versa.

Quem está negativado e não paga a dívida fica com o nome na Serasa ou no por cinco anos a partir da data da negativação e seu CPF fica restrito à novas compras que exijam crédito.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.