Consumo X Consumismo

15 de março é o Dia Mundial do Consumidor. A data foi criada para proteger os direitos dos que consomem e lembrar aos lojistas de respeitarem as leis designadas aos consumidores. Em datas como esta e tantas outras, promoções já começam a “pipocar” na internet, as propagandas instigam ainda mais as compras e um consumo exacerbado. Quero, antes de tudo, lembrar que todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade. Preste atenção na hora do pagamento, no que está sendo cobrado, isso faz diferença no nosso bolso.

Mas, quero aproveitar a data para falar de algo que vivemos diariamente: a diferença entre consumo e o consumismo. Não há como fugir do consumo, ele está ligado às nossas necessidades, precisamos de bens/produtos para suprir nossas carências em alimentação, transporte, moradia, e por aí vai. Em contrapartida, o consumismo está associado ao consumo, mas a diferença não é tão simples quanto parece. Todos nós acabamos em algum momento comprando muito mais do que precisamos. O consumismo está mais presente do que tudo, nessa busca crescente por status, prazer, sucesso. De certa forma, todos nós estamos certos em querer melhorar nossas posses, nossa posição, mas até que ponto isso é saudável? A maneira como você lida com as compras tem interferido em seu planejamento financeiro? Consumismo está ligado a compulsão e isso pode ser tratado. Quantos de nós já não compramos algo sem utilidade imediata, supérfluo? Quem nunca? A verdade é que existem pessoas que vivem isso diariamente.

Comece a avaliar o que você tem gasto e como tem feito. Repare suas compras, sua motivação ao comprar tão produto/serviço, e comece a pontuar o que de fato é necessário. Se for importante, deixe de seguir aquele perfil que te induz a comprar o tempo todo, reduza a quantidade de vezes que você vai ao shopping de maneira despretensiosa, mas acaba comprando alguma “coisinha ou outra”, tenha postura consciente e saiba consumir com qualidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.