Como ter um orçamento equilibrado?

Muitas pessoas não sabem para onde está indo seu dinheiro e acabam se desorganizando financeiramente. Seguem algumas dicas para te ajudar.

  1. Planeje seus gastos para conhecer seus limites de consumo – antecipe seus gastos.
  2. Controle seus impulsos de consumo. Não saia comprando tudo que te der vontade. Coloque na planilha e veja se cabe em seu orçamento.
  3. Não tenha um padrão de vida maior do que suas posses. Aprenda a dizer não para amigos que te chamam pra sair sempre, por exemplo.
  4. Não pague juros maiores do que os que se recebe dos investimentos – muitas pessoas guardam dinheiro na poupança, mas estão com dívidas. Não faça isso! Dinheiro guardado só é bom quando não se tem dívidas.
  5. Poupe para garantir aquisições futuras – o pagamento à vista é sempre melhor! Pagando à vista você consegue mais descontos.
  6. Jamais despreze a inflação. Um dinheiro que você guarda durante todo um ano debaixo do colchão, por exemplo, não vale o mesmo tanto que ano passado, atualmente nem o aplicado na poupança vale. Aplique seu dinheiro em um investimento que pague, pelo menos, a inflação.
  7. Resista à tentação de gastar a poupança. Ela garantirá sua velhice. Existe um equilíbrio, claro. É fato que quando ficamos mais velhos, não gastamos tanto dinheiro com viagens e passeios, mas é quando mais precisamos para com os cuidados com nossa saúde, por exemplo8. Informe-se bem antes de investir. Não aplique seu dinheiro em qualquer negócio.
  8. Jamais despreze pequenos valores e valorize o que você tem. Estacionamento, pequenos lanches, compras pequenas podem te colocar em dívida, sem você nem perceber.
  9. Jamais despreze uma boa negociação de preços. Peça descontos. Não aceite o valor proposto por um produto. Negocie! Por isso é importante ter o dinheiro em mãos, para facilitar nessa hora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.