Como se organizar tendo cada mês uma renda diferente?

PostsFacebooDiogo_Semana3_04-2016_01-3

Organização e planejamento são para todos, sem exceção. Mas não podemos ignorar o fato de que quem tem uma remuneração que varia mês a mês acaba ficando mais exposto às armadilhas financeiras. Autônomos, jornalistas, advogados, médicos e vários outros tipos de trabalho se encaixam nessa categoria de receber pagamentos por trabalhos prestados sem às vezes ter uma renda fixa. Isso pode ser um pouco mais difícil  para fazer o planejamento mensal, por isso vou te ajudar!.

Use a planilha de controle financeiro!! (Disponível gratuitamente aqui no site!).

Comece anotando todas as suas despesas, no mês seguinte você saberá prever qual o seu gasto médio mensal. Anote também o quanto recebeu neste mês e nos próximos. Em seguida, faça uma média do seu rendimento nos últimos 3 meses e considere esta média como sua receita mensal (em casos atípicos que sua renda sofra muito com a sazonalidade, você mais que ninguém saberá fazer o calculo desta media). É fundamental anotar TUDO. Você precisa saber o quanto entra e sai da sua conta.  Entenda bem como você costuma gastar o seu dinheiro.

Você que não recebe uma renda exata todo mês, usando a media como referência, ajuste suas despesas para gastar no máximo o valor desta media (o ideal seria gastar até 90%). No mês que você ganhar mais você guarda para usar no mês que você ganhar menos, é assim que você precisa gerir suas finanças.

Outro ponto importante: uma pessoa com renda que varia precisa ter uma reserva maior do que a de um profissional com renda fixa. Faça as contas de gastos essenciais para o seu mês e, a partir disso, tenha uma reserva de aproximadamente seis vezes esse valor. Esqueça este dinheiro e deixe-o render em uma aplicação segura com boa liquidez. Essa quantia servirá para futuras necessidades/emergências.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.