Como planejar financeiramente seu casamento?

PostsFacebooDiogo_Semana1_06-2016_01-6

Muitas pessoas sonham com o grande dia do seu casamento. O amor é lindo, mas se você não souber lidar com os gastos (que não são poucos) necessários para se casar, pode acabar virando uma experiência traumática. Casar não envolve apenas uma cerimônia religiosa e/ou uma festa, isso acaba sendo um detalhe perto dos gastos com moradia, móveis e por aí vai. Mas de maneira alguma quero te colocar medo ou fazer o casamento parecer algo distante da sua realidade. Quero é te orientar a se planejar para facilitar sua vida enquanto noiva (o) e minimizar os problemas financeiros ainda no início da sua vida a dois. Vamos lá!

Sobre a cerimônia/festa:

– Defina um valor. Até quanto vocês estão dispostos a investir na festa? Quanto vocês podem pagar?
– Façam uma lista de convidados – a lista sempre vai dar mais do que o número previsto de convidados. Aí é a hora de sentar e enxugar ao máximo.
– Todo serviço contratado precisa de contrato (mesmo se o fornecedor for seu amigo). Não deixe nada sem ser oficializado.
– Além do valor inicial, separem uma quantia para emergências e para gastos extras (noivas sempre se lembram de algo que estava “faltando” nos últimos dias. Tenha dinheiro para esses detalhes.
– Tente se planejar o quanto antes para juntar o dinheiro. Com ele em mãos, fica mais fácil negociar e pedir descontos.

Sobre a moradia:

Já diz o ditado que “quem casa, quer casa”. Seja aluguel ou um financiamento de imóvel, vocês vão precisar arcar com as despesas mensais de uma moradia. O ideal é que vocês consigam casar sem nenhuma dívida relacionada à festa e suas vidas ainda como solteiros. Seria mais fácil. E então, conversem sobre o estilo de moradia que vocês consigam pagar com tranquilidade. Afinal, além da prestação, tem também condomínio, IPTU e as contas de água, luz, em fim, despesas de sobrevivências e mais as coisas que provavelmente gostariam de continuar tendo, como celular, internet, TV a cabo etc.

Colocando tudo isso no papel, vocês vão conseguir enxergar quanto vão precisar para realizar tudo e conseguir um lugar para morar. Ai começa o trabalho de poupar especificamente para o casamento. Quanto antes vocês começarem a se planejar, menor será o esforço de poupar e reduzir gastos. Respeitem seu orçamento e reduzam ao máximo o consumo do casal nesse tempo.  Não deixe que a falta do dinheiro gere um desgaste que acabe com um dos momentos mais especiais da sua vida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.