Como limpar o “nome sujo”?

img_1207

Primeiro você precisa saber se está mesmo com o nome sujo. A consulta pode ser feita gratuitamente pela internet. Pelo site www.boavistaservicos.com.br, administrador do SCPC e ou site www3.serasaconsumidor.com.br, da SERASA, você pode identificar se possui alguma restrição, dívida ou pendência financeira registrada. Se houver, o site te mostra em qual empresa consta a pendência.  É só acessar o site e clicar em “Consulta CPF grátis”. Quem não é cadastrado deve fazer a inscrição e depois digitar o e-mail e a senha. Em seguida, o site informa se consta algum registro no SCPC.

O segundo passo é estar atento para não cair em golpes. A internet está cheia de pessoas mal intencionadas. Não existem atalhos para pagar suas dívidas sem gastar dinheiro, por exemplo. Se fosse em um clique ou em um passe de mágica, não teriam tantas pessoas com o nome sujo ainda.

A melhor maneira é pagando seus débitos. Quando você paga, seu nome é retirado em no máximo 5 dias úteis desses cadastros.

Existe também a possibilidade de parcelar a dívida.  Assim que a primeira parcela é quitada, o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirar o nome do devedor dos cadastros. Ou seja, a dívida antiga é paga e seu nome passa a ser limpo. O que fica é uma “nova dívida” referente às parcelas a serem pagas, mas enquanto estiver dentro do prazo contratual para pagamento, seu nome não pode estar restrito no SPC ou na Serasa. Vale ressaltar que o credor não pode te obrigar a pagar tudo de uma vez para então retirar seu nome dos cadastros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.