Aprenda três maneiras diferentes para se organizar financeiramente

Envelopes pode ser uma solução fácil de organizar suas finanças e controlar melhor sua grana.

SIM! Isso mesmo. Distribuindo todo seu dinheiro em envelopes. (Pode ser também em saquinhos, clipes etc.) Se você separar a quantia exata de cada despesa que tem e ainda separar o que é para poupar. .

Simples? Organização financeira é isso. Você precisa saber ou descobrir quanto gasta por mês em cada tipo de despesa, depois disso você organiza nos envelopes e vai usando ao longo do mês. Se sobrar de um envelope pode “ajudar” outro, ou mesmo se dar o luxo de gastar mais em lazer, por exemplo, ou alguma compra “supérflua”, ou mesmo poupar para seu futuro!

Sem título

A segunda dica é: basta um papel e uma caneta ou pra ficar mais organizado, um caderno, e este deverá ser mensal! Novamente, você precisa escrever as despesas previstas (isso é planejamento – normalmente ninguém consegue prever antes de anotar os gastos, mas, depois de 3 meses, já consegue acertar nas previsões). Ao lado da coluna PREVISTO, você vai colocando o REALIZADO.

Ao final do 1º mês você saberá tudo o que gastou. No 2º mês, você ajusta o PREVISTO conforme o REALIZADO e a partir do 3º mês seu PREVISTO passa a virar sua META, você estabelece o quanto pode gastar em cada item de despesa e vive dentro da meta. Você deve colocar como um item das suas “despesas” a poupança, para que você se eduque a sempre poupar um $ (se você é casado, poupe pelo menos 10% de tudo que receber e se você é solteiro no mínimo 30%).

O ideal é que você atualize este seu caderno pelo menos 1x a cada 15 dias, se puder 1x por semana ou mais, só lhe trará benefícios, de saber melhor pra onde está indo sua grana. E não esqueça de somar também o quanto já gastou durante o mês corrente.

IMPORTANTE: anote tudo, dê importância aos gastos pequenos, um tanto de pequenas despesas pode se transformar em uma grande dívida. Simples também, e isso, é organização financeira.

Sem título2

E por último (e não menos importante!): minha planilha de controle. (Ela é gratuita e você pode fazer o download aqui no site). Fiz um vídeo explicando o funcionamento da planilha – para assistir, clique aqui! Esta é a forma mais eficiente! Não tem melhor forma que essa, mais prática, e, sobretudo, mais precisa!

O ideal é que você atualize a planilha pelo menos 1x a cada 15 dias, se puder 1x por semana ou mais, só lhe trará benefícios, de saber melhor pra onde está indo sua grana.

Sem título3

IMPORTANTE: anote tudo, dê importância aos gastos pequenos, um tanto de pequenas despesas pode se transformar em uma grande dívida. No caso de gastos com cartão de crédito, fica fácil controlar tudo, basta você guardar a 2ª via das notinhas de despesas e depois lançar na planilha.

Isso é organização financeira.

Ah, é muito legal depois que passa um ano, você vê o tanto que ganhou e o tanto que gastou. Eu te garanto, se vencer um ano (precisa de disciplina), você nunca mais deixará de usar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.