Aprenda a controlar a emoção na hora das compras!

PostsFacebooDiogo_Semana1_05-2016_01-6

Nós já falamos várias vezes sobre não ir fazer compras de supermercado de barriga vazia, não é? Dei várias outras dicas que podem te ajudar a economizar mesmo tendo que repor o estoque de alimentos mensalmente e até mesmo semanalmente.

E para fazer compras de roupas, sapatos, utensílios variados, etc., tem alguma dica? Tem sim! E é nessa hora que devemos ficar mais atentos ainda. Eu diria que supermercado é até mais fácil de controlar porque você já sabe o que precisa de fato. Enquanto nossas decisões de consumo são baseadas, muitas vezes, em formas de compensar nossas necessidades emocionais.

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, quando estão tristes, pensam: preciso fazer compras. É como uma forma de aliviar emoções. Não existe problema algum em ir ao shopping, mas minha reflexão aqui é para que você analise sua motivação e principalmente suas condições na hora de adquirir um novo produto. Não deixe que seus impulsos te dominem. Não saia comprando “a torto e a direita” porque a fatura uma hora vai chegar.

É muito comum, principalmente os jovens, acharem que sempre merecem um pouco mais e por isso acabam comprando além do que necessita ou do que pode levar. Cuidado! Você pode até merecer mais, mas aprenda a controlar a hora de comprar, se planeje para ter aquilo que você trabalhou para conseguir. Não saia comprando só porque está em promoção ou só porque “hoje você merece”. Se você não pode ver uma promoção, fuja dela! Não vá às compras em dias de promoção, elas podem ser uma excelente oportunidade de economia para alguns e ao mesmo tempo podem ser uma forma de colocar outros no vermelho. Conheça suas emoções, sua motivação e principalmente, sua conta bancária.

Todos nós temos sonhos de consumo, eu só quero te incentivar a consumir de forma consciente.

Lembre-se: toda loja tem uma estratégia para te convencer a comprar mais e mais. As cores, a forma como o anúncio é feito, onde o produto foi posicionado, tudo isso é pensado para te atrair. Seja dono das suas emoções e não deixe elas te dominarem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.