Aposentadoria: garantindo o futuro!

PostsFacebooDiogo_Semana1_06-2016_01-2

Como você imagina sua vida financeira no futuro? Quantos reais você acha que serão necessários para manter um padrão de vida saudável na velhice? Já parou pra pensar nisso? De onde você terá renda para viver com qualidade? Será que só a sua aposentaria vai ser suficiente?

Vivemos momentos de transições políticas no Brasil. A equipe econômica do governo Temer já sinalizou mudanças no sistema previdenciário. Você precisa ficar de olho na sua aposentadoria. Precisamos nos preparar para uma nova realidade.

O que eu quero te levar a refletir aqui é que na verdade nem sempre o valor recebido será correspondente ao que você costuma ganhar enquanto jovem. Você precisa começar a se organizar hoje se quiser manter um padrão de vida tranquilo na velhice.

Um dos maiores desafios do planejamento financeiro é cumprir com as obrigações e viver o momento presente, realizar sonhos no curto prazo e, ainda, poupar para a aposentadoria.

Você precisa maximizar o retorno do seu patrimônio. Quanto antes você se habituar a poupar, melhor será pra você mesmo.

– Defina seu objetivo e estabeleça metas e prazos. Saiba onde e como você quer estar depois dos 60 anos. Isso é uma tarefa árdua e que exige muita persistência. Mas é melhor pensar nisso agora do que deixar pra quando for tarde demais. Não importa a sua idade atual!!!

– Tenha em mente quais receitas você poderá contar. Claro que não dá pra prever tudo, mas dá para estimar. Comece a poupar exclusivamente para garantir seu futuro de maneira estável. A estimativa é que sua aposentadoria seja apenas em média 20% da renda total que você usará para viver. Ou seja, você certamente vai precisar complementá-la.

– Você já contribui para um plano de previdência corporativo ou para um plano individual? Essas são boas opções de fontes de renda extra. Os planos de previdência corporativos são ainda melhores uma vez que trabalham com a ideia de contribuições mensais. Você se beneficia de alíquotas decrescentes quanto maior o prazo de investimento.

– Se você souber identificar bem em qual fase da vida você ganha mais dinheiro (como restituição do IR, décimo terceiro salário, participação nos lucros, etc.) você pode conseguir melhorar sua estratégia para poupar sem prejudicar os momentos que você estiver mais “apertado”.

Seja regular. Não mexa nesse dinheiro. Se auto avalie. Reveja seu planejamento e a forma como ele está sendo executado. Quanto antes você começar a se organizar, melhor será sua qualidade de vida na terceira idade. E a hora de começar é, agora.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.