A importância de acompanhar seu orçamento: previstos X realizados

img_1209

Que o planejamento financeiro é fundamental, isso você já sabe. Mas já parou para pensar na importância de acompanhar essa movimentação nos detalhes? O que acontece com algumas pessoas, é que começam a anotar o que entra e o que sai só por anotar, quase que um “lançamento de despesas”, como se fosse apenas dar satisfação para alguém, sem fazer uma revisão de onde você pode estar gastando mais do que poderia ou até devia. Planejar nada mais é do que “prever o futuro”, então, depois de planejado, nada mais justo do que conferir se você atingiu ou não seus objetivos, onde errou e onde acertou. Você precisa entender que o simples fato de comparar os previstos e os realizados do mês pode te dar informações necessárias para você entender o real comportamento das suas finanças e buscar formas de melhorar seus resultados.

Fica até mais fácil para você saber onde consegue poupar um pouquinho mais ou onde precisa reduzir gastos para fazer sobrar grana e investir melhor. Fazendo essa comparação, você consegue projetar seu ano todo, sabendo quantos reais você vai precisar em cada mês e deixar ainda uma “gordurinha” para imprevistos.

Esse cálculo pode te auxiliar também nas tomadas de decisões. É fundamental que você conheça exatamente sua movimentação financeira para aumentar seu patrimônio, por exemplo. Ou se precisar investir em alguma coisa de última hora, você precisa estar consciente de todos os seus gastos futuros.  Portanto, não basta simplesmente anotar e pronto. Você precisa ser o maior conhecedor sobre suas finanças.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.