5 dicas para começar 2017 com o saldo positivo

postsfaceboodiogo_semana1_12-2016_01-2

1.Planejamento

Sim, por mais repetitivo que pareça, você não vai chegar a lugar nenhum se não se organizar. Baixe minha planilha gratuitamente no site. Se você não for bom com planilha digital, separe um caderno, um papel, qualquer coisa, mas comece anotando todas as suas despesas fixas, tudo que você já sabe que precisa pagar em cada mês. Você precisa gastar menos do que ganha e para isso, você precisa saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta.

2.Se esforce para pagar tudo!

Falei praticamente o mês de dezembro inteiro sobre controlar os gastos para janeiro.  Início do ano é complicado mesmo. Temos muitas contas “extras” porém fixas para pagar. Não empurre pro mês seguinte. Tente pagar tudo. Ainda que isso custe dar uma apertada nos passeios de férias. Não comece o ano acumulando dívidas.

3.Priorize as dívidas mais “caras”.

Se não der para pagar tudo, priorize as dívidas com juros mais altos. Ou tente concentrar tudo em um lugar só. Veja se um empréstimo com juros mais baixos vale a pena no seu caso. Pode ser uma opção.

4.Renegocie.

Ligue para as operadoras de telefonia, de internet, peça descontos. Altere planos que você paga mais não usa, como academia, por exemplo.

5.Comece o ano poupando.

Poupar é hábito. Não deixe pra depois. Salve uma parte do seu dinheiro desde já. Vai valer a pena. Acredite. Estabeleça objetivos e calcule quanto exatamente você precisa poupar mensalmente para alcançá-los. Comece com objetivos de curto prazo. Depois de alcançá-los, você terá um estimulo ainda maior para continuar poupando.

Vamos viver o melhor ano da nossa vida, quem esta comigo??

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.