5 dicas para administrar uma grana extra

postsfaceboodiogo_semana2_10-2016_01-5

Quem nunca pensou: “Ah! Esse mês eu precisava só de mais mil reais” (risos). Um dinheiro extra cai bem pra todo mundo e em qualquer hora, principalmente aquele que a gente nem conta – como quando entra o dinheiro da restituição do IR ou quando a gente acha aquela nota de 100 reais no bolso do casaco, por exemplo.

Mas e aí? E se hoje você fizesse algum “freela” ou recebesse alguma bonificação em dinheiro, você faria o que com essa grana?

Minhas dicas são:

  1. Em primeiro lugar: se tem dívidas precisa pagá-las primeiro. Bom seria se essa grana aparecesse e pudesse ser usada de maneira livre, não é? Mas para que isso aconteça algum dia, você não pode estar devendo. Aproveite qualquer dinheiro extra para quitar e quem sabe liquidar suas dívidas.
  1. Se você não tem contas básicas para pagar, mas tem, por exemplo, a parcela de um carro ou um financiamento de um imóvel, que tal usar esse dinheiro para adiantar o pagamento de uma dessas parcelas? Isso pode ser um alívio no futuro.
  1. Se você não tem nenhuma despesa pendente, aproveite esse dinheiro para realizar seus objetivos financeiros planejados. Não confunda atuais metas com despesas que você sempre quis fazer. Por exemplo: se você já estava juntando dinheiro para uma viagem, essa é a hora de juntar essa grana e realizar essa meta, diferente de se você sempre quis ter um carro de luxo, mas não estava se preparando para isso, entende?
  1. Aumente seus investimentos! Esse dinheiro pode ser aquele “tchan” que faltava para você impulsionar suas aplicações.
  1. E por fim, caso a grana não seja suficiente para algo “maior”, aproveite para investir em pequenos prazeres como um jantar com sua namorada (o) ou esposa (marido), para uma tarde no shopping ou até mesmo um passeio diferente com a família.

Lembre-se: gaste a grana extra de maneira que não comprometa seu orçamento regular, tem que ser extra pra gastar também e nunca uma nova despesa!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.